domingo, 27 de março de 2016

"O novo sentido do tato"

Ocorrem inúmeros acidentes causados por pilotos de avião em meio a surtos de desorientação. Pensando nisso, Angus Rupert produziu um macacão táctil de pilotagem, através do tato é possível sentir as indicações do macacão com suas vibrações.
O macacão tem em si tatores que transmitem ao piloto as informações sobre altitude, inclinação, velocidade, sensações de em cima e embaixo. Usando o macacão uma pessoa que não tem experiência de pilotagem conseguiria manter um helicóptero imóvel durante um vôo estacionário.  De acordo com as direções do helicóptero fortes vibrações indicam a correção da posição. Até um piloto com os olhos vendados conseguiria pilotar.
É uma criação muito útil, pois evitaria muitos acidentes. O desenvolvimento seria mais amplo, pois seriam criados sistemas para carros e caminhões, dos quais ocorrem incontáveis acidentes diariamente.

Referência (texto original): O novo sentido do tato

"A Patologia do tédio"

É comum as pesssoas falarem que estão no tédio quando não têm nada pra fazer. Através dessa ideia, foi criado um projeto para descobrir as informações de como as pessoas reagiriam estando em tédio total, em que absolutamente nada aconteceria.
O lugar era isolado e os alunos ficavam deitados por horas. No início eles ficavam irritados, mas conforme o tempo coisas interessantes aconteceram. A partir do momento que tudo que podiam pensar se esgotou, eles começaram a alucinar, sonhavam acordados. Os alunos viam quadros em desenhos, cada um diferente do outro. O raciocínio ficava tão perturbado que quando levantavam para ir ao banheiro tinham dificuldades em encontrar o caminho.
Essas informações obtidas do comportamento humano foram muito interessantes. No mundo em que vivemos, sempre com a mente ocupada, presos em celulares, chegar no limite de não ter mais o que pensar é difícil de imaginar.

Referência (texto original):  A Patologia do tédio