Para avaliar as notas dos alunos, usaram uma curva gaussiana. De modo que a avaliação fosse referenciada por norma, que compara o desenvolvimento do aluno com relação ao do grupo. Nesse objetivo o teste ocorreu numa sala em que os alunos tinham um parâmetro tempo para fazer a marcação de tempo que cada aluno precisou.
Segundo Romizzowski, esse processo não seria avaliado quem pode aprender menos tempo, mas sim a habilidade dos alunos para aprender sobre certo assunto.
É um teste relevante para ser estudo, como os resultados são distintos, um aluno pode levar mais tempo sobre certo assunto e ter mais habilidade em outro tipo de tema.
O Curso Programado Individualizado, ligado à Universidade de Brasília, fez um teste com os alunos de odontologia, avaliando certas características e o desenvolvimento obtido. Só que diferentemente, a avaliação foi feita de modo individual, sobre cuidados bucais. Com resultados positivos no final do teste.
Referências
DIB,C.Z. (2002) Afinal, o que você efetivamente mede quando sua avaliação é referenciada pela distribuição normal? (Texto 8.1)
Moraes, A.B.A.; Vieira, R.C.; Valvano, M..(1981) Aplicação de um curso programado e individualizado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. (Texto 8.2).
Aluna: Sther Correia (15/0148747)
Turma: C
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